Conteúdo Original
Só para assinantes Assine UOL Opinião Esporte A delirante campanha por Neymar na Copa entra em seus últimos dias Milly Lacombe Colunista do UOL 11/05/2026 11h49 Deixe seu comentário 0:00 / 0:00 Resumo Ouvir 1× 0.5× 0.75× 1× 1.25× 1.5× 1.75× 2× Até Carlo Ancelotti listar os nomes de quem vai a Copa do Mundo teremos que suportar a campanha para que Neymar esteja na lista. A boa notícia é que faltam poucos dias. Sete, mais exatamente. Depois disso poderemos escutar muitos prantos - provavelmente escutaremos -, mas a insuportável campanha terá chegado ao fim. Uma campanha que exigiu muita gente envolvida: jogadores, ex-jogadores, treinadores, dirigentes, influenciadores, atores, políticos e jornalistas. Parece que virou protocolo a cada entrevista, mesmo que seja a de um pós-jogo de série B, enfiar a pergunta: "Você acha que o Neymar deveria ir à Copa?". Embora alguns jogadores estranhem uma pergunta tão deslocada do contexto, a resposta é igualmente protocolar: "Claro! Não tem Copa sem Neymar!". Pronto. Dever cumprido. Um deputado bolsonarista chegou a fazer um documento para exigir a convocação. Tudo absolutamente normal. Já houve campanhas outras por convocação de jogadores. A por Romário foi grande. Mas, na época, Romário estava jogando muita bola e a campanha se justificava. Não é o caso agora. Neymar está jogando 90 minutos, mas segue abaixo do ritmo e já não consegue se destacar como antes. Seria, para dizer o mínimo, um absurdo que Ancelotti optasse por levá-lo. Não acho que vá acontecer, mas, diante da intensidade da campanha, fico com uma ponta de dúvida. Pedro Lopes Seleção já previa Estêvão fora da Copa do Mundo Sakamoto Explosão revela problema que pode estourar em SP Graciliano Rocha Como a Elo avança para estrear em Wall Street Josias de Souza O bolsonarismo polarizou a bactéria A verdade é que o italiano está numa enrascada. Se levar Neymar estará deixando de levar alguém em melhores condições e mudará por completo o ambiente da concentração. Onde Neymar está, Neymar comanda. A deprimente entrevista de Casemiro a respeito de Endrick deixa evidente que existe um grupinho de jogadores que acredita dominar a seleção. Endrick não faria parte, mas Neymar seria o líder. E aí? Vale o risco? Neymar toparia a reserva ou exigiria titularidade? Ancelotti sabe que levar Neymar é ter que fazer uma microgestão de vaidades que acabaria exaurindo a comissão e mudando o foco dos trabalhos. Por outro lado, não levar Neymar e perder a Copa faria o mundo desabar sobre sua cabeça. Todo o fã-clube do jogador responsabilizaria a ausência do craque pela eliminação. Vale o risco? O esperado é que o Brasil não vença a Copa. Acho que qualquer pessoa atenta sabe que o Brasil não é favorito a nada. O trabalho de Ancelotti está começando e deve amadurecer para 2030. Levar Neymar e perder a Copa pouparia Ancelotti do pranto amalucado dos fãs de Neymar. Daria mais trabalho para administrar o elenco, mas protegeria a comissão da fúria da torcida por Neymar. Ancelotti que lute. Tudo o que sabemos é que depois do dia 18 a insuportável campanha por Neymar terá chegado ao fim e seremos mais felizes. Opinião Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. ** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL. Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash Receba novos posts de Milly Lacombe por email Informe seu email Quero receber As mais lidas agora Quina acumula, e prêmio vai a R$ 17,5 milhões; confira as dezenas Explosão no Jaguaré deixa um morto, 160 afetados e 46 imóveis interditados Pré-lista de Ancelotti para Copa tem Neymar e Pedro, e Estêvão ausente Por que beber detergente, mesmo em pequenas doses, pode ser perigoso? Wesley Batista elogia EUA e filho de Trump brinca: 'Está contratado'