🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Neymar

Principal

Motivo: A autora critica duramente a convocação de Neymar, descrevendo-o como descontrolado e em ritmo de aposentadoria, e questiona a decisão do técnico.

Viés da Menção (Score: -0.8)

Motivo: A autora demonstra decepção com Ancelotti por ter cedido à pressão e convocado Neymar, contrariando a expectativa de que seria um técnico firme.

Viés da Menção (Score: -0.7)

Motivo: A autora lamenta a exclusão de João Pedro, destacando que ele jogava bem e foi preterido para dar lugar a Neymar, descrevendo sua saída como injusta.

Viés da Menção (Score: 0.6)

Palavras-Chave

Entidades Principais

selecao brasileira Casemiro Carlo Ancelotti Neymar Pedro Matheus Pereira João Pedro John Kennedy

Conteúdo Original

Só para assinantes Assine UOL Opinião Esporte Ancelotti não bancou deixar Neymar no Brasil Milly Lacombe Colunista do UOL 19/05/2026 11h27 Deixe seu comentário Carlo Ancelotti durante participação no "Jornal Nacional", da Globo Imagem: Reprodução/Globo Resumo Ouvir 1× 0.5× 0.75× 1× 1.25× 1.5× 1.75× 2× Acho até possível que alguns encontrem argumentos para defender Neymar entre os 26. A história dele pesa e a ideia do craque supera a concretude do que estamos vendo em campo: um jogador em ritmo de aposentadoria e emocionalmente descontrolado. Só mesmo um tipo de delírio apegado ao passado poderia tentar explicar a convocação de Neymar. Alguns acreditaram, ingenuamente, que o italiano que hoje comanda a seleção era um homem extremamente sério e teria patente para bancar Neymar fora, dando os ombros para a histeria de jornalistas, influenciadores, atores, cantores, apresentadores, jogadores, ex-jogadores e paralelepípedos que berravam pela convocação do 10. Se alguém teria forças para dizer "aqui não!", esse alguém seria Carlo Ancelotti. Well well. Ancelotti foi mais um e não bancou a não convocação. Juntou-se ao cortejo e fez cara de paisagem. Julio Gomes Neymar não aceitará ficar no banco 'numa boa' Wálter Maierovitch Flávio se equilibra para não cair em crimes Marco Antonio Sabino Vorcaro vale bem mais que R$ 40 bilhões Carla Araújo Pré-campanha estuda agendas de Janja sem Lula A convocação pode ter deixado muita gente surpresa, mas uma das pessoas que não ficaram surpresas foi Neymar. Minutos depois do chamamento ele publicou um vídeo, que já tinha sido produzido, para sambar na convocação com o patrocínio de uma casa de apostas. O que poderia ser mais adequado, Brasil? Uns 20 minutos antes do nome dele ser cantado pelo italiano, Neymar atualizou suas redes sociais dizendo que atuava pelo Santos e pelo "Brazil". Com Z, obviamente. Se em campo ele não joga bem e corre pouco, fora de campo as coisas estão um pouco piores. Bate boca com torcedor, xinga a arbitragem, comete misoginia e estapeia companheiro de equipe. Mas quem se importa? Ancelotti não se importa. Ele, que também encontrou caminho fértil como garoto-propaganda de diversas marcas, estava tranquilão na coletiva tentando explicar o inexplicável. Por que Neymar e não João Pedro, mister? Querem fazer uma pausa para falar dessa cafonice de chamar treinador de mister ou podemos seguir? Sigamos. João Pedro, que se deixou levar pelo frenesi liderado pelo capitão Casemiro pela convocação de Neymar, disse dias atrás que sim, Neymar deveria estar, Neymar era a seleção inteirinha, era Neymar e mais 25 patati patatá. Toma. Neymar entrou e João Pedro, que tinha sido um dos nomes mais usados por Ancelotti desde a sua chegada, saiu. Ciao, JP. Fez campanha por Neymar para ficar bem com a panela e dançou. JP está jogando mais do que Neymar? John Kennedy, do Flu, está jogando mais do que Neymar. Pedro, do Fla, está jogando mais do que Neymar. Matheus Pereira, do Cruzeiro, está jogando mais do que Neymar. JP, do Chelsea, está voando enquanto Neymar está parado na cabeceira da pista. Justo? Nada justo. Ancelotti manteve a panela brilhando e, entre uma campanha publicitária e outra, vai dar uns treinos para tentar trazer esse hexa. Chances são boas? São péssimas. É aquele caso em que o otimista é apenas um pessimista mal informado. Três goleiros em má fase, um meio de campo vazio de ideias e de vigor, laterais pouco criativos e muitas possibilidades de ataque ainda que sem um 9 clássico. Neymar a gente sabe do que é capaz, a maior surpresa da convocação foi ver do que Carlo Ancelotti é capaz. Opinião Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. ** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL. Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash Receba novos posts de Milly Lacombe por email Informe seu email Quero receber As mais lidas agora Caso Master: perito da PF é alvo de buscas por suspeita de vazamento Pré-campanha de Flávio vai ao TSE contra áudio reproduzido durante pesquisa Copa em risco? Técnico da Holanda diz que Memphis 'precisa de minutos' Dorival no São Paulo: 'Dessa vez, o ambiente está podre', diz Arnaldo Zé Felipe ironiza texto de Vini Jr. em comentário para Virginia: 'Fica bem'