O Troféu Maria Lenk de 2026 demonstrou avanços pontuais na natação brasileira, apesar de um histórico recente de resultados abaixo do esperado em competições internacionais. Atletas como Guilherme Caribé e Mafê Costa apresentaram performances notáveis, alcançando rankings mundiais e índices para o Pan-Pacífico, indicando uma luz de esperança para o futuro do esporte no país.
Guilherme Caribé conquistou a medalha de ouro nos 50m livre no Troféu Maria Lenk, com o tempo de 21s75, garantindo índice para o Pan-Pacífico. Ele também obteve o índice para o torneio nos 100m livre. Outros atletas como Maria Luiza Pessanha, Léo de Deus, Agatha Amaral, Hugo Gonzalez, Candance Elizabeth e Etiene Medeiros também tiveram destaque em suas respectivas provas.