Conteúdo Original
Opinião Futebol PVC: Neymar não precisará de 'comitê de crise' se for convocado Do UOL, em São Paulo 18/05/2026 15h20 Deixe seu comentário 0:00 / 0:00 Resumo A CBF não vê necessidade de criar um "comitê de crise" caso Neymar seja convocado por Carlo Ancelotti para a disputa da Copa do MUndo, disse o colunista PVC no De Primeira , do Canal UOL. Eu perguntei dentro da CBF sobre a questão das regras caso Neymar seja convocado e se vai precisar de um comitê de crise, porque cada situação cria uma crise: tampar o ouvido, o tapa na cara do Robinho, e assim por diante. E eu ouvi: 'Não, não precisa. Se ele estiver, será a primeira convocação que ele virá, se vier, sem ele saber se vem". PVC Rodrigo Mattos disse que a lista "já está definida", mas que, até a véspera, havia "umas mexidas" em análise e que "ninguém crava nada" sobre Neymar. Para ele, o monitoramento médico e físico é comum a todos com potencial de convocação. Josias de Souza Clã Bolsonaro retira gambá da cartola a cada frase Alicia Klein Convocação da seleção já começará errada José Paulo Kupfer PIB cresce no trimestre, mas freia antes da eleição Milly Lacombe CBF acerta em ritualizar convocação com pompa Eu concordo com o PVC no sentido de que [a lista de convocados] está só na cabeça dele [Ancelotti]. E essa informação não é conclusiva, porque há esse monitoramento de todos os jogadores que têm potencial de convocação. Rodrigo Mattos Julio Gomes afirmou que existe "uma percepção muito grande no ar" de que Neymar vai ser chamado, mas que isso não veio de Ancelotti nem de alguém "muito próximo da seleção". Ele disse que, se hoje o cenário é "50%-50%", meses atrás era "90%-10%" contra a convocação. Existe uma percepção muito grande no ar. Porque não vem do Ancelotti, ou da assessoria da CBF, ou de gente muito próxima da seleção, um indicativo de que o Neymar vai estar. Julio Gomes Eudes Júnior avaliou que o técnico "assumiu o protagonismo" ao segurar a informação e que isso produz um efeito novo: se Neymar for chamado, não aparece como o centro da lista, como ocorreu em Copas anteriores. O Ancelotti assumiu o protagonismo da história. Ele não parece desconfortável com essa novela que virou o Neymar vai ou não para a Copa. E o segundo efeito é que, pela primeira vez, o Neymar, se confirmada a presença dele na Copa, não vai como o protagonista dessa história também. Eudes Júnior Julio Gomes: Neymar atrapalha e Brasil só tem chance na Copa se ele não for 0:00 / 0:00 Continua após a publicidade [A seleção brasileira] Só tem chance de ganhar [a Copa do Mundo] se o Neymar não for. Só vai ganhar se o Neymar não estiver. Essa é a minha opção. Para mim, o Neymar atrapalha. O pacote Neymar atrapalha a seleção brasileira, tira foco, gera muitas distrações e isso no fim das contas pode ser a diferença de ganhar ou perder. Julio Gomes Mattos: Dados do Santos à CBF informam que Neymar está bem fisicamente 0:00 / 0:00 Os dados físicos do Santos, que foram repassados à CBF, mostram que ele está com uma 'quilometragem boa, de jogador normal'. Isso conta a favor dele. Ele está melhor fisicamente, mas há jogos que talvez exijam outro nível de intensidade. Então ele vai dando pistas dos dois lados. Mas os dados físicos do Santos, que foram repassados na CBF, de quilometragem, indicam um jogador que está fisicamente bem, dentro de um nível ok. Rodrigo Mattos Julio Gomes: Achar que Neymar vai funcionar é um devaneio coletivo 0:00 / 0:00 Continua após a publicidade Se ele efetivamente chamar o Neymar, a contradição para mim é: ele deixou muito claro em todas as entrevistas e nas escalações dos times dele que precisa de onze caras trabalhando e que precisa dos quatro jogadores de frente trabalhando muito a pressão em cima da saída de bola do adversário. E o Neymar acabou de nos mostrar que ele não consegue entregar isso. Se o Ancelotti levá-lo, será naquela história que todo mundo fala: "Olha pro banco, não tem ninguém. Pô, não é bom ter o Neymar lá?". Pra mim, é ótimo ter o Neymar lá para uma eventualidade como essa. Mas é um devaneio coletivo achar que isso vai funcionar. Julio Gomes Mattos: Neymar não teria tanta chance com Estêvão e Rodrygo inteiros 0:00 / 0:00 Em fevereiro, ele [o técnico Carlo Ancelotti] não via a condição do Neymar em ser convocado. Ele achava que não tinha intensidade física. Essa era a leitura da época, e era o que acontecia de fato. Ele foi evoluindo fisicamente, o que o colocou no páreo. Ele perdeu dois jogadores, o Estêvão e o Rodrygo. O Rodrygo joga exatamente na posição que eventualmente jogaria o Neymar. Se ele tivesse o Rodrygo e o Estêvão inteiros, ele não chamaria [o Neymar]. Rodrigo Mattos Veja horários das lives do UOL Esporte: Lives dos clubes: Continua após a publicidade Imagem: Arte/UOL Horários dos programas: Imagem: Arte/UOL Assista ao programa completo 0:00 / 0:00 Opinião Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash As mais lidas agora Transmissão da convocação da seleção ao vivo: assista aqui em tempo real Escalação da seleção brasileira para Copa 2026: veja que horas sai a lista Qual canal vai passar a convocação da seleção? Veja onde assistir ao vivo Exame de Neymar preocupou CBF em reta final pré-convocação para a Copa Onde vai passar a convocação da seleção brasileira? Veja como assistir