Conteúdo Original
Kimi Antonelli vence GP de Miami | Melhores momentos | Fórmula 1 Ex-piloto de McLaren e Williams na Fórmula 1, Juan Pablo Montoya teceu duras críticas a Max Verstappen pelas reclamações sobre o novo regulamento da categoria, introduzido nesta temporada. Na opinião do colombiano, o piloto da Red Bull deveria receber pontos na superlicença – documento exigido a todos os competidores da F1 – e até ser suspenso por uma corrida pelo excesso de queixas. Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp Presidente da FIA diz que F1 vai continuar se Verstappen sair Verstappen ainda avalia deixar F1 apesar de mudanças nos motores 1 de 3
Max Verstappen concede entrevistas no GP de Miami da F1 2026 — Foto: Hector Vivas - Formula 1/Formula 1 via Getty Images Max Verstappen concede entrevistas no GP de Miami da F1 2026 — Foto: Hector Vivas - Formula 1/Formula 1 via Getty Images A declaração de Montoya aconteceu no podcast Chequered Flag, da “BBC”. O ex-piloto debateu o assunto com Damon Hill, campeão da Fórmula 1 em 1996, e se mostrou incomodado com o fato de Verstappen ter comparado a categoria ao jogo “Mario Kart”. – Você tem que respeitar o esporte. Para mim, o que os pilotos estão fazendo... eu acho ok você não gostar do regulamento, mas a forma como você está falando daquilo que é seu trabalho e do seu próprio esporte, deveria ter consequências para isso. Em seguida, os demais participantes da conversa pediram para que Montoya explicasse quais seriam as possíveis consequências. – Suspender ele. Adicionem sete pontos à licença, oito pontos à licença. Qualquer coisa que você fizer depois, vai ser suspenso. Eu garanto a vocês que as mensagens seriam diferentes – disse Montoya. 2 de 3
Juan Pablo Montoya disputou 94 corridas e venceu sete vezes na F1 — Foto: Getty Images Juan Pablo Montoya disputou 94 corridas e venceu sete vezes na F1 — Foto: Getty Images O colombiano de 50 anos ressaltou que não é contra a liberdade de expressão dos pilotos, mas cobrou limites na forma como os comentários são feitos. – Eu não estou dizendo ‘não diga que você não gosta dos regulamentos’, porque se você não gosta, você tem o total direito a uma opinião. É ok ser franco. Eu não estou dizendo ‘não seja franco’, mas não venha e chame um carro de F1 de Mario Kart – finalizou. O sistema de superlicença da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) impõe punições aos pilotos da Fórmula 1 em caso de irregularidades. Se um piloto atingir 12 pontos de punição em um período de um ano, é automaticamente suspenso por uma corrida. Verstappen correu risco de ser suspenso no ano passado ao ficar com 11 pontos, mas conseguiu evitar novas punições ; com isso, algumas das penalidades perderam a validade. Atualmente, o holandês tem apenas três pontos na superlicença. 3 de 3
Max Verstappen na classificação para o GP de Miami — Foto: Guido De Bortoli/LAT Images Max Verstappen na classificação para o GP de Miami — Foto: Guido De Bortoli/LAT Images Desde o início do campeonato, os pilotos da Fórmula 1 têm criticado o sistema de gerenciamento de energia dos novos carros – como os monopostos têm pouca capacidade de recuperação da bateria, as equipes e competidores têm empregado técnicas de recuperação de energia com frequência. A gestão da bateria também proporcionou preocupações com a segurança dos pilotos (devido às grandes diferenças de velocidade nas aproximações para ultrapassagens) e queixas sobre a “artificialidade” das manobras, condicionadas pela escassez de energia nos carros. Verstappen é um dos pilotos mais incomodados com as mudanças. Além de ter comparado os carros da Fórmula 1 ao Mario Kart, o holandês também classificou as disputas como “anticorrida” e disse que quem gosta dos novos carros da F1 não entende de automobilismo. O piloto considera deixar a categoria ao fim da temporada, e nem as mudanças feitas pela FIA na pausa de abril mudaram a opinião do piloto. – O que eu disse antes sobre as regras continua igual. Ainda não está como eu gostaria de ver. Quer dizer, elas ainda continuam te punindo. Quanto mais rápido você vai nas curvas, mais lento vai na próxima reta. Então não é assim que deveria ser. Pelo menos o meu carro está funcionando um pouco melhor, então é um pouco menos estressante de dirigir – analisou.