🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Neymar

Principal

Motivo: O texto critica fortemente a ideia de Neymar ser convocado, focando em seu futebol atual e na pressão midiática em torno de seu nome, o que o torna o foco central da análise de viés.

Viés da Menção (Score: -0.7)

Motivo: A convocação de Neymar é vista como um potencial problema para a seleção e o trabalho do técnico, implicando um viés negativo sobre a forma como ele poderia impactar o time.

Viés da Menção (Score: -0.5)

Palavras-Chave

Entidades Principais

Barcelona Santos Jorge Jesus Carlo Ancelotti Copa do Mundo Neymar PSG Escobar Ronaldinho Gaúcho San Lorenzo Ronaldo Bayern Zico Pelé Deportivo Recoleta

Conteúdo Original

Só para assinantes Assine UOL Opinião Esporte Neymar será problema para Ancelotti se for para a Copa. E também se não for Walter Casagrande Jr. Colunista do UOL 11/05/2026 14h48 Deixe seu comentário Resumo Ouvir 1× 0.5× 0.75× 1× 1.25× 1.5× 1.75× 2× Neymar, do Santos, comemora gol contra o Deportivo Recoleta, pela Copa Sul-Americana Imagem: Reprodução/X Carlo Ancelotti fez sua lista de 55 jogadores que podem estar na lista final para a Copa do Mundo no dia 18 de maio. Os 26 jogadores que vão disputar a Copa sairão desses 55, e quem não está nessa lista não tem mais chances de disputar a competição. Lá nos anos 70, 80 e 90, a lista era de 40, e há vários grandes jogadores que fizeram parte dessas listas que nunca foram para uma Copa do Mundo. Como o próprio Ancelotti já falou, ele já tem uns 18, 19 ou até uns 22 definidos, então faltam poucas vagas para vários jogadores dessa listona de 55. A concorrência é acirrada, mas só tem um deles que tem um movimento organizado formado por neymarzetes, que são da imprensa, junto com influenciadores que caíram de paraquedas no meio do futebol, e ainda parças que são celebridades e anônimos que vivem numa realidade paralela. Eles tentam transformar um futebolzinho fraco que Neymar está apresentando em grandes jogadas, golaços e exibições históricas. Claro que jogos medíocres contra o "fortíssimo" Deportivo Recoleta do Paraguai eles não citam. Pedro Lopes Seleção já previa Estêvão fora da Copa do Mundo Sakamoto Explosão revela problema que pode estourar em SP Graciliano Rocha Como a Elo avança para estrear em Wall Street Josias de Souza O bolsonarismo polarizou a bactéria Para eles, só valem os poucos passes certos, os dois dribles que ele consegue dar e os pouquíssimos gols que ele faz. Os enormes números de passes errados, as tentativas de dribles que ele erra e que geram contra-ataques, as várias vezes que é desarmado e os gols perdidos, incrivelmente, são omitidos por esse pessoal. Criam um universo paralelo onde Neymar é o melhor jogador do mundo, mesmo sem nunca ter sido. Para eles, Neymar ganhou várias Bolas de Ouro e o The Best da Fifa, mesmo sem nunca ter vencido. É assim que transformam gols de pênaltis em gols incríveis, um passe lateral em lançamento, e chegam até ao cúmulo de tirar a assistência que outro jogador deu e dizer que foi o Neymar, como fizeram com o Escobar. A ovação maravilhosa que ele recebeu na Argentina no jogo contra o San Lorenzo é um reconhecimento do maravilhoso futebol que ele jogou no passado, pelos golaços que fez quando jogava no Santos no início da carreira e depois lá no Barcelona, mas isso não significa que mereça ser convocado por causa disso. Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo são ovacionados no mundo todo até hoje; o Zico também é em todos os lugares por onde passa, mesmo depois de terem parado de jogar há muito tempo. Isso se chama reconhecimento. O Pelé, por exemplo, foi ovacionado a vida toda, e hoje em dia, se sua imagem aparecer em qualquer estádio do planeta, o público vem abaixo. Mas seu futebol atual é totalmente incapaz de decidir um grande jogo, e só de pensar na intensidade que os jogos têm hoje, principalmente nos grandes times e seleções, fica claro que ele não tem as mínimas condições para acompanhar, como já falou Jorge Jesus. É só pensar na dinâmica e intensidade que foi PSG x Bayern para perceber que Neymar não tem condições de entrar em um jogo desses. Mas quem decide é Carlo Ancelotti, e se ele resolver levá-lo, esse assunto acaba e o trabalho para a Copa começa. As perguntas existem: será que Neymar aceitará ser reserva? Será que as neymarzetes vão atrapalhar o trabalho da seleção fazendo um movimento para ser escalado? Será que respeitará as regras e a hierarquia? Jogará coletivamente? Enfim, existem mil dúvidas se ele estiver na Copa. Mas uma coisa é certa: se Carlo Ancelotti convocá-lo, será sem mérito algum, e aí que está o maior problema. Será convocado pela sua história? Pela pressão das neymarzetes? Por exigência dos patrocinadores e das TVs que transmitirão a Copa? A realidade é que Neymar será um problema se for para a Copa e também se não for. Opinião Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. ** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL. Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash Receba novos posts de Casagrande por email Informe seu email Quero receber As mais lidas agora Por que beber detergente, mesmo em pequenas doses, pode ser perigoso? Por unanimidade, Segunda Turma do STF mantém prefeito tiktoker no cargo Palmeiras diz que vê erro reconhecido por CBF e nega pedido para punir juiz 'Todos terão residências recuperadas', diz Tarcisio após explosão em SP Pré-lista de Ancelotti para Copa tem Neymar e Pedro, e Estêvão ausente