Conteúdo Original
Só para assinantes Assine UOL Opinião Casos como o de Medellín provam: o Brasileirão é maior que a Libertadores Milton Neves Colunista do UOL 08/05/2026 11h16 Deixe seu comentário Torcedores colocam fogo em arquibancada do Atanasio Girardot em Independiente Medellín x Flamengo Imagem: JAIME SALDARRIAGA/AFP Resumo Ouvir 1× 0.5× 0.75× 1× 1.25× 1.5× 1.75× 2× O que aconteceu ontem em Medellín, no jogo entre Independiente Medellín e Flamengo, foi mais uma prova de que a Libertadores segue sendo tratada muitas vezes como um torneio de quinta divisão. Bombas no gramado, sinalizadores, invasão de campo, grades sendo arremessadas, princípio de incêndio nas arquibancadas, clima de guerra civil e uma partida cancelada com menos de dois minutos de bola rolando. E o pior: era tudo MUITO previsível! Juca Kfouri A Libertadores é diferente. Infelizmente Letícia Casado Combo Trump-Ciro anima pré-campanha de Lula Maria Prata Marcas invadem as nossas memórias afetivas José Fucs Congresso evitou estrago maior de Lula Os protestos da torcida colombiana estavam sendo organizados abertamente nas redes sociais havia dias. Resultado? O Flamengo atravessa o continente para simplesmente não conseguir jogar futebol. E aí é impossível não lembrar de uma entrevista histórica do meu amigo Mário Gobbi, em 2012, após um jogo do Corinthians contra o Emelec no Equador. Na ocasião, revoltado com arbitragem e bastidores da competição, Gobbi disparou frases antológicas como: "Paulista é maior que a Libertadores." Continua após a publicidade "Isso aqui é uma várzea." "Parece guerra civil." Na época, muita gente achou exagero. Mas, honestamente, de lá para cá, pouca coisa mudou. A Libertadores continua frequentemente entregando péssimas arbitragens, ambientes hostis, organização precária e episódios lamentáveis que seriam impensáveis em grandes ligas do planeta. Mesmo assim, boa parte do futebol brasileiro ainda trata o torneio como se fosse o ápice absoluto do esporte mundial. Continua após a publicidade Não é. A verdade inconveniente é que o Brasileirão, mesmo ainda sofrendo com os malditos pontos corridos, é muito maior, mais difícil, mais qualificado e mais relevante esportivamente do que a Libertadores. Opine! Opinião Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. ** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash Receba novos posts de Milton Neves por email Informe seu email Quero receber As mais lidas agora Diabo Loiro, do PCC, é alvo de ação contra lavagem de dinheiro da facção Programas sociais compõem renda de 22,7% dos lares, menor nível desde 2022 Conmebol deve seguir jurisprudência do Colo-Colo e Flamengo ganhará por 3x0 Padre Marcelo Rossi mostra antes e depois de tratar depressão: 'Tem cura' Pagar taxa de rolha é um saco, mas não vá dar uma de Ed Motta por isso