Conteúdo Original
Opinião Futebol Mauro: É decepcionante Ancelotti se submeter ao circo e convocar Neymar Do UOL, em São Paulo 18/05/2026 20h16 Deixe seu comentário 0:00 / 0:00 Resumo A convocação de Neymar e o clima de "festival de marketing" em torno da seleção indicaram um caminho perigoso para a Copa do Mundo, avaliou o colunista Mauro Cezar Pereira no Posse de Bola , do Canal UOL. Mauro comparou o evento de hoje no Rio de Janeiro à preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. A equipe se hospedou na cidade suíça de Weggis, com treinos abertos marcados por invasões de torcedores e um clima festivo que atrapalhou a concentração para o torneio. É bem decepcionante a contratação de um técnico de primeira prateleira para se submeter a marqueteiros, lobbies, Movimento Verde e Amarelo, todo o circo armado pela CBF para convocar o Neymar e fazer toda esse 'oba-oba' com o merchandising. Isso é Weggis, versão 2026, vinte anos depois. O Brasil deu hoje o primeiro passo para repetir o fiasco daquela Copa do Mundo. Casagrande 'Imprevisível', Danilo tem que ser titular na Copa Mauro Cezar Ancelotti se submete ao circo e convoca Neymar Alicia Klein Surpresas na lista são poucas, mas relevantes Janaína Figueiredo Múcio vai à Argentina negociar venda de armas Assim como o Parreira era um técnico muito conceituado na época, de certa forma é o caso do Ancelotti, ele precisa se submeter a isso? Eu esperava mais do Carlo Ancelotti, como personalidade e prioridade total na montagem de um time, na convocação de uma forma sóbria. Mauro Cezar Pereira Para Mauro, a discussão sobre a seleção tende a mudar de foco a partir de agora: o debate deixa de ser a lista e passa a girar em torno de como Neymar será usado e do peso que isso tem na formação do time. O Neymar não consegue se destacar. O que ele apresenta é muito pouco. É um nível muito mais baixo do que os atacantes brasileiros apresentam hoje. Na montagem da equipe, você passa a ter um jogador que é uma 'prima donna'. Alguém acha que o Neymar vai correr para trás? Então você vai ter que ter um jogador que, quando estiver em campo, o time tem que jogar em função dele sem que ele tenha a capacidade de decisão que teve no passado. Mauro Cezar Pereira Juca: Convocação de Neymar é confissão de submissão de Ancelotti 0:00 / 0:00 Eu considero um crime contra o João Pedro ele estar fora da lista e uma confissão de submissão do Ancelotti pela convocação do Neymar. Para mim é muito claro. Provavelmente se ele não tivesse renovado o contrato ele não convocaria o Neymar. Como ele renovou e terá um ciclo para montar uma seleção com mais paciência, com mais calma para 2030, ele saiu pelo mais fácil. Resolveu o problema dele e convocou o rapaz. Juca Kfouri Continua após a publicidade PVC: Brasil tem maior grupo de perdedores da Copa que ganham nova chance 0:00 / 0:00 As três das cinco Copas que o Brasil conquistou de mais brilho foram as de mais gente nova, talvez com mais ambição. Foram cinco com experiência em Copa em 58, seis em 70, seis em 2002. O Brasil repete uma formação de grupo de muita experiência em derrota. É o maior número de jogadores que não ganhou um Mundial na história da Copa do Mundo da seleção brasileira. PVC Casagrande: Danilo teria que ser titular por ser meia mais 'imprevisível' 0:00 / 0:00 Eu gostaria de ver em algum momento Casemiro, Bruno Guimarães e Danilo. Não porque fica mais forte meio-campo, porque eu acho que o Danilo marca e sai pro jogo. O Danilo entra melhor como elemento surpresa dentro da área e finaliza melhor do que Casemiro e Bruno Guimarães. Casagrande Continua após a publicidade Arnaldo: Lista de 2026 é mais fraca que das Copas anteriores 0:00 / 0:00 Para mim, essa é a primeira conclusão da lista, que sinceramente é mais fraca do que nas Copas anteriores. Mas se alguns jogadores fundamentais estiverem num mês, mais que mês e meio, inspirados, é uma convocação que pode levar o Brasil ao mata-mata e, dependendo do cruzamento, um pouco mais à frente. Arnaldo Ribeiro Trajano: Neymar vira 'cereja do bolo' em 'festival de marketing' da CBF 0:00 / 0:00 Essa parafernália montada, o festival de marketing, essa coisa toda, e o Ancelotti se debruçando nisso... Hoje em dia ele é um garoto de propaganda. Ele toma cerveja com o Ronaldo Fenômeno e também está participando de outras publicidades. Ele entrou no samba. Toda a armação da festa era para ter um gran finale . A cereja no bolo foi o Ancelotti se render ao 'menino Ney'. José Trajano Continua após a publicidade Lavieri: Ancelotti acredita em 'magia' que Neymar não faz há seis anos 0:00 / 0:00 Eu particularmente não trocaria o Neymar pelo João Pedro. Foi muito clara a troca que ele fez. Eu concordo com o PVC em relação à técnica, ao jogo, ao desempenho no Campeonato Inglês. Mas a minha leitura é que ele está acreditando que, fisicamente, o Neymar vai conseguir fazer em 20 minutos o que não faz há seis anos. Eu não acredito. Ancelotti está acreditando em uma magia que eu não acreditaria. Danilo Lavieri Veja horários das lives do UOL Esporte: Lives dos clubes: Imagem: Arte/UOL Continua após a publicidade Horários dos programas: Imagem: Arte/UOL Assista ao programa completo 0:00 / 0:00 Opinião Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash As mais lidas agora Chileno detido por fala racista em voo em SP enfrenta ação por suborno Rayan liga para Fernando Diniz e agradece por convocação para Copa Irã ameaça EUA e aliados e avisa que país está mais preparado que antes Neymar entrará no álbum de figurinhas da Copa após convocação; entenda Lotofácil acumula e prêmio sobe para R$ 5 milhões; confira os números