A convocação de jogadores para a Copa do Mundo impacta diretamente o planejamento do Flamengo, especialmente em relação aos desfalques nas últimas partidas do Brasileirão antes da pausa. O clube também se preocupa com o gerenciamento da carga de jogos e o risco de lesões dos atletas que disputarão o torneio.
O atacante colombiano Andrés Gómez, em boa fase no Vasco, foi convocado para a seleção de seu país após 16 meses de ausência. O jogador manifestou o desejo de disputar a Copa do Mundo e tem sido peça fundamental no ataque do clube carioca, com boas atuações e estatísticas relevantes no ano.