Conteúdo Original
Futebol Libertadores ou Z4? Por que três pontos são muita coisa no Brasileirão Igor Siqueira Do UOL, no Rio de Janeiro 11/05/2026 05h30 Deixe seu comentário 0:00 / 0:00 Siga o UOL Esporte no Resumo Ouvir 1× 0.5× 0.75× 1× 1.25× 1.5× 1.75× 2× Seu time briga para não cair ou por uma vaga na Libertadores? Se você não torce para quem está nos extremos da classificação, não há uma resposta definitiva no momento. Quinze rodadas já se passaram para a maioria. Do 7º para o 17º no momento, a diferença é de três pontos. Grêmio, de Luís Castro, perdeu e entrou no Z4, mas não está longe do 7º colocado Imagem: DONALDO HADLICH /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO O Grêmio, que abre o Z4, com 17 pontos, convive com a pressão da crise de momento, mas sabe que basta uma vitória para já colar no sétimo colocado, o Red Bull Bragantino. Pedro Lopes Seleção já previa Estêvão fora da Copa do Mundo Sakamoto Explosão revela problema que pode estourar em SP Graciliano Rocha Como a Elo avança para estrear em Wall Street Josias de Souza O bolsonarismo polarizou a bactéria O negócio é tão apertado nesse meio de tabela do Brasileirão que essa distância é menor do que a do líder (Palmeiras) para o vice-líder (Flamengo). Eles estão separados por quatro pontos, com a ressalva que o rubro-negro tem um jogo a menos. É clichê e senso comum. Para a maioria, "não tem jogo fácil no Brasileirão". Nesta rodada em que o líder Palmeiras empatou seu segundo jogo consecutivo, só Flamengo e Vasco venceram, considerando os times que estão no top 10. A gangorra tem sido constante no "recheio" da tabela. Tanto que o Grêmio perdeu três posições; o Vasco ganhou cinco; o Cruzeiro, quatro. Parece óbvio, mas ajuda a reforçar que vencer, a essa altura do campeonato, faz a diferença no retrato da competição. "O Brasil é um campeonato diferente de todos. Nós no Z-4 com 17 pontos e a três pontos do sétimo, que tem 20. Com uma vitória estaríamos em sétimo. É uma situação dura porque não é a classificação que queríamos neste momento, longe disso, mas é a nossa realidade", disse o técnico do Grêmio, Luís Castro. É um cenário de instabilidade para a maior parte dos times, o que abre brechas para um sentimento bipolar das torcidas. Perdeu? "Será que vai ser rebaixado?" Ganhou? "Rumo à Libertadores". Continua após a publicidade "A gente tem que dar essa sequência de bons resultados para que a gente possa brigar, a partir do segundo turno, por coisas maiores no campeonato. Tem que pensar grande, pensar, no mínimo, em Libertadores. Para isso precisamos dessa sequência", disse o técnico do Vasco, Renato Gaúcho, que saiu por cima na rodada. Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash As mais lidas agora Quina acumula, e prêmio vai a R$ 17,5 milhões; confira as dezenas Bobadilla, do São Paulo, é denunciado no STJD por gesto contra Corinthians Wesley Batista elogia EUA e filho de Trump brinca: 'Está contratado' Bolão do PR acerta Lotofácil e ganha prêmio de R$ 1,4 milhão; veja dezenas Por que beber detergente, mesmo em pequenas doses, pode ser perigoso?